Alerta sobre Câncer de Cérebro

O que você precisa saber

O câncer de cérebro é definido pelo desenvolvimento de tumores em alguma região do cérebro – órgão que faz parte do Sistema Nervoso Central (SNC), responsável por diversas funções vitais do corpo, e que constitui a maior parte do encéfalo, sendo cerca de 80% da massa total dessa estrutura.

A doença pode ser dividida em:

Câncer de cérebro primário: tumor originado nas células do cérebro;

Câncer secundário: tem origem a partir de células tumorais de outro órgão (normalmente mama, rim ou pulmão) – conhecida como metástase à distância.

Os tumores de baixo grau têm maior chance de cura, uma vez que crescem de forma lenta e não são amplamente infiltrativos. E os de alto grau têm comportamentos opostos: as células malignas podem chegar ao local por onde circula o liquor (líquido que banha o sistema nervoso central) e invadir as meninges – que se estendem do cérebro até a parte inferior da medula espinhal.

A mortalidade no Brasil desse tipo de câncer é considerada alta: mais de 9 mil pessoas chegam a óbito, sendo um total de 84% dos casos.

Os sinais e sintomas dos tumores cerebrais ou do sistema nervoso central podem variar de acordo com a localização e o tipo de tumor. Alguns se desenvolvem lentamente, se agravando ao longo do tempo, já outros, podem acontecer de forma brusca, apresentando convulsão, por exemplo.

Sinais e sintomas:

• Dor de cabeça (com alguma manifestação incomum da dor de cabeça típica) – importante observar o aumento da frequência, a intensidade e a região acometida;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Visão turva;
  • Problemas de equilíbrio;
  • Alterações na personalidade ou no comportamento;
  • Sonolência;
  • Epilepsia (quando a pessoa nunca passou por um episódio ou crises convulsivas);
  • Perdas de funções neurológicas (ex.: dificuldade de compreensão, raciocínio, escrita, cálculo etc).

E, atenção! Os tumores localizados em qualquer parte do cérebro geram aumento da pressão dentro do crânio (hipertensão intracraniana). Importante alertar que, dependendo da área atingida, os sintomas podem se manifestar de formas distintas.

Se você apresentar algum desses sintomas, não significa que há um tumor cerebral ou do sistema nervoso central, uma vez que esses sintomas também podem fazer parte de outras condições clínicas. O indicado é buscar atendimento médico, realizar exames para um possível diagnóstico e tratamento.

Diagnóstico e Tratamento

O diagnóstico se dá por meio de exames de imagem e, se os exames físicos e de imagem sugerirem algum risco, o médico também pode solicitar punção lombar, exames de sangue e urina (esses utilizados para verificar o funcionamento de outros órgãos).

Atualmente, não há exames para prevenção e rastreamento dos tumores cerebrais/sistema nervoso central. Esses são diagnosticados quando o paciente passa por consulta médica por outras  razões clínicas.

Quando diagnosticado precocemente, as chances de cura são mais altas. E o tratamento vai depender da região que estiver localizada o tumor, tamanho, idade do paciente, dentre outros requisitos a serem avaliados pela equipe multiprofissional. Vale lembrar que o tratamento dos tumores cerebrais em crianças é diferente do tratamento em adultos.

Cirurgia de remoção do tumor, quimioterapia e radioterapia são as principais formas de tratamento.

Em caso de sintomas, procure um médico e realize exames!