Câncer de Boca – Saiba os sintomas e quais os riscos

Câncer de Boca – Saiba os sintomas e quais os riscos

Mais comum em homens acima dos 40 anos, o câncer de boca é um tumor maligno que afeta lábios, gengiva, bochecha, céu da boca e língua. De início, pode ser silencioso e somente diagnosticado em estágios mais avançados. No Brasil, esse câncer é o quinto mais frequente entre homens e está dentre os dez tumores malignos com maior taxa de mortalidade.

Dentre os sintomas a serem observados estão: feridas na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, podendo apresentar sangramentos e que estejam crescendo; manchas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas; nódulos no pescoço e rouquidão persistente. Nos casos mais avançados, dificuldade de mastigar, engolir e na fala; sensação de algo preso na garganta e dificuldade para movimentar a língua.

Fatores de risco

O tabagismo ou produtos derivados do tabaco (cigarro de palha, eletrônico, narguilé, charuto, cachimbo, etc); bebidas alcoólicas; exposição solar sem proteção; excesso de gordura corporal; exposição a solventes orgânicos, agrotóxicos, óleo de corte, amianto, fuligem de carvão, etc; infecção pelo vírus HPV – esse relacionado a alguns casos de câncer orofaringe – são fatores de risco para o câncer de boca.

E manter bons hábitos é um dos caminhos para a prevenção, como: não fumar ou consumir bebidas alcoólicas; ter uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes; manter uma boa higiene bucal e usar preservativos na prática do sexo oral.

Diagnóstico

Estar atento aos sinais do corpo e realizar o autoexame é um grande passo para o diagnóstico precoce. Observando-se qualquer alteração ou persistência de sintomas, o médico deve ser procurado imediatamente, e uma biopsia será realizada. Se detectado no início, as chances de cura aumentam, diminuindo também as sequelas.

ATENÇÃO!

O diagnóstico tardio do tumor maligno pode comprometer funções básicas, como a da fala, mastigação e deglutição, além de afetar a estética facial.

Quando diagnosticado, o tratamento para o câncer de boca se dá através de cirurgia para a retirada do tumor, podendo ou não associar a radioterapia e a quimioterapia. O tratamento multiprofissional com enfermeiros, fonoaudiólogos, psicólogos, dentistas, fisioterapeutas e nutricionistas é essencial para a recuperação e reabilitação do paciente.  O cirurgião de Cabeça e Pescoço é o médico especialista que vai avaliar o estágio da doença e determinar a melhor forma de tratamento.