Câncer de Colo de Útero

Prevenção e Combate ao Câncer de Colo de Útero. Março é um mês focado na saúde da mulher e, não à toa, aborda-se sobre o Câncer de Colo de Útero. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é considerado o terceiro tipo de câncer mais comum em mulheres – com exceção do câncer de pele não melanoma –  e a quarta causa de morte pela doença, no Brasil. Em 2020 foram diagnosticados mais de 16 mil novos casos e o principal fator de risco é a infecção persistente pelo Papilomavírus Humano (HPV), transmitido sexualmente.

Para esclarecer sobre o assunto, a Clínica de Mastologia e Oncologia de Natal tirou dúvidas com a mastologista e ginecologista, Dra. Socorro Bandeira (CRM/RN: 3433).

Blog Clínica – Como explica a ligação do HPV com o Câncer de Colo de Útero?

Dra. Socorro Bandeira – A infecção genital através desse vírus é frequente e não causa maiores complicações. Porém, em alguns casos, surgem alterações celulares que podem evoluir para o câncer.

B.C – Existe prevenção?

Dra. Socorro – Existe. O melhor caminho é o da prevenção do HPV e por meio de exames preventivos, como o Papanicolau, que rastreia alterações nas células do colo do útero, e quanto mais cedo diagnosticadas, maior a chance de cura. Usar preservativos também, pois, muitas vezes, o homem é o maior vetor. E vacina.

B.C – Qual a vacina recomendada e para qual faixa etária?

Dra. Socorro – A vacina tetravalente, para meninas de 09 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Essa vacina protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do HPV. Sendo os dois primeiros causadores de verrugas genitais e os dois últimos responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo de útero.

B.C – Quais são os sintomas mais comuns?

Dra. Socorro – Muitas vezes esse tipo de câncer não dá sintomas iniciais. Contudo, em casos mais avançados, pode evoluir com sangramento vaginal intermitente ou após relações sexuais; secreção vaginal anormal; dores abdominais; queixas urinárias e intestinais podem acontecer.

B.C – Quais os tratamentos indicados?

Dra. Socorro – Após o diagnóstico e estadiamento do câncer (processo para determinar a localização e extensão do câncer no corpo), o médico é quem irá discutir junto ao paciente a melhor opção de tratamento. Dentre elas, cirurgia e braquiterapia.

B.C – E as chances de cura?

Dra. Socorro – São altas! A depender do estágio do câncer. Quanto mais precoce o diagnóstico, maior a chance de cura.

Previna-se! E mantenha seus exames em dia.