Câncer de Cólon

Comum no Brasil, o câncer de cólon pode estar relacionado, como em muitos outros tipos de doença, com os hábitos de vida. Por isso, conhecer os sintomas e adotar hábitos saudáveis é uma forma de prevenção contra o desenvolvimento de tumores. Esse é, na maioria dos casos, provocado pela má alimentação, além de um somatório de outros fatores.

O câncer de cólon manifesta sintomas semelhantes aos de outras doenças, o que pode confundir o paciente durante suas pesquisas. Esse tipo de câncer atinge um segmento do intestino grosso, designado como cólon. Muito incidente no Brasil, com quase 41 mil novos casos todos os anos — quando somado com os tumores no reto, estima-se que 90% desses iniciam-se a partir de pólipos.

Mais comum após os 50 anos, podendo também acontecer antes, especialmente se houver histórico familiar de câncer de cólon, reto ou útero na família – existe uma associação entre câncer de útero (endométrio) e câncer de cólon e reto. Em geral, o câncer de cólon se desenvolve muito lentamente e, pode não apresentar sintomas no início, o que dificulta, muitas vezes, o diagnóstico precoce.

ATENÇÃO!

A prática médica mostra que os sinais da doença só se manifestam quando o tumor já está em tamanho avançado. Além disso, eles podem variar conforme a localização da lesão, o tipo, a extensão e as complicações.

Dentre as queixas mais frequentes que levam à detecção do câncer de cólon estão:

• sangue nas fezes;
• alteração do hábito intestinal (diarreia ou prisão de ventre fora do esperado);
• dor ou desconforto abdominal;
• sensação de que o intestino não esvazia completamente;
• fraqueza e anemia;
• perda de peso sem causa aparente;
• alteração na forma das fezes – muito finas e compridas;
• massa abdominal – sintoma tardio e pode indicar a presença de tumor no local.

Em caso de sintomas persistentes, procure um médico.

Cuide da sua saúde!

Fonte: Com informações da SBCO