Câncer de Pâncreas

11.893 – Esse é o número de mortes registradas no Brasil devido ao câncer de pâncreas, sendo 5.882 homens e 6.011 mulheres (2020- Atlas de Mortalidade por Câncer). Segundo o INCA – Instituto Nacional De Câncer, para 2023 serão diagnosticados cerca de 11 mil novos casos no país.

O pâncreas é a glândula responsável por produzir insulina – hormônio essencial no aproveitamento da glicose, fonte de energia para as células trabalharem. E também encarregada pela produção de enzimas envolvidas na digestão e absorção dos alimentos.

Fica localizado na região superior do abdômen, atrás do estômago, sendo composto por três partes: cabeça, corpo e cauda.

Sua prevenção se dá através de um estilo de vida mais saudável:

• Evite cigarros;
  • Realize atividade física;
  • Evite bebidas alcoólicas;
  • Mantenha uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras e legumes;
  • Evite o sobrepeso.

Dentre os fatores de risco, estão:

Fatores hereditários:

• Câncer de mama e de ovário hereditários associados aos genes BRCA1, BRCA2 e PALB2;
  • Síndrome de Peutz-Jeghers;
  • Síndrome de pancreatite hereditária.

Fatores não hereditários:

• Tabagismo;
  • Obesidade;
  • Diabetes Mellitus;
  • Pancreatite crônica não hereditária.

Atenção! Exposição a solventes, tetracloroetileno, estireno, cloreto de vinila, epicloridrina, HPA e agrotóxico são fatores de risco para o câncer de pâncreas. Agricultores, trabalhadores de manutenção predial e da indústria do petróleo têm risco aumentado devido a exposição.

Observe os sinais do seu corpo:

• Fraqueza;
  • Perda de peso;
  • Falta de apetite;
  • Dor abdominal;
  • Urina escura;
  • Olhos e pele de cor amarelada;
  • Náuseas e dores nas costas.

A maioria dos pacientes apresenta sinais e sintomas já em fases mais avançadas. E, embora não sejam sintomas específicos ‘somente’ ao câncer de pâncreas, observar qualquer manifestação da saúde é importante para um diagnóstico precoce. Pessoas com diabetes devem se atentar, por estarem no grupo de risco.

Exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos ou radiológicos estão entre os indicados para detectar precocemente tumores em fase inicial. O diagnóstico precoce é importante para um bom tratamento e chances de cura.

Confirmado o diagnóstico, o tratamento vai depender do laudo/tipo de tumor; além de o paciente passar por uma avaliação clínica também. A cirurgia é um método eficaz e oferece chances de cura, contudo, pela maioria dos pacientes diagnosticados já em estado mais avançado, nem sempre se torna viável.

Radioterapia e quimioterapia são outras formas de tratamento.

Realize consultas frequentes ao seu médico, principalmente se estiver em algum grupo de risco.