Câncer de Próstata

Segundo o Ministério da Saúde, os homens são os que menos acessam os serviços de saúde e acabam ficando mais vulneráveis às doenças, buscando auxílio médico mais em situações de risco, urgência e emergência.

Dados do Instituto Nacional de Câncer – INCA indicam que são mais de 65 mil novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022. Esse tipo de câncer é o mais comum e o que mais mata entre a população masculina, sendo mais propensos os homens acima de 55 anos, com excesso de peso e obesidade.  A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, responsável por produzir e armazenar parte do fluido seminal.

Por ser uma doença silenciosa é ainda mais alarmante e requer uma rotina de prevenção, com consultas regulares ao médico e adoção de hábitos saudáveis.

Fatores de risco:

– Idade avançada (acima dos 50 anos);

– Histórico familiar da doença;

– Fatores hormonais e ambientais;

– Hábitos alimentares, rico em gordura e pobre em verduras, legumes e frutas;

– Sedentarismo;

– Excesso de peso e/ou obesidade.

* Mulheres transexuais que passaram pela hormonioterapia também estão sujeitas ao câncer de próstata. Embora exista baixa testosterona, os fatores ambientais ou genéticos são fatores de risco.

Sintomas:

Não costuma apresentar sintomas em sua fase inicial. Porém, em estágios mais avançados, pode provocar dor óssea, sintomas urinários, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Diagnóstico:

O diagnóstico precoce é aliado do tratamento, e pode ser identificado através de dois exames:

– Dosagem de PSA (exame de sangue que avalia a quantidade do antígeno prostático específico). Em caso de PSA alterado, realizar biópsia para verificar a presença de tumor e se é benigno ou maligno.

– Toque retal – o exame permite ao médico palpar a próstata para avaliar se há nódulos ou tecidos endurecidos. O toque é feito com o dedo protegido por luva lubrificada.

Tratamento:

O tratamento depende de cada caso. Incluindo tamanho e classificação do tumor, idade e estado do paciente. Dentre as opções estão: prostatectomia radical (remoção cirúrgica da próstata), radioterapia, hormonioterapia e uso de medicações.

*

Novembro Azul – Além do Câncer de Próstata

Deixe o preconceito de lado e cuide da sua saúde!

Câncer de Bexiga

O quarto tipo de câncer mais frequente nos homens.

Mais ligado a fatores genéticos, porém, o câncer de bexiga tem seu risco aumentado com o tabagismo, exposição a compostos químicos (ex.: tintas e derivados do petróleo) e infecções urinárias frequentes.

Ficar atento a presença de sangue e dor ao urinar.

Câncer de Testículo

Diferente do de próstata, o câncer de testículo pode acometer homens entre 15 a 50 anos.

Dentre os principais fatores de risco estão: histórico familiar, infertilidade e criptorquidia (quando um ou dois testículos não descem para a bolsa escrotal).

Ficar atento ao aparecimento de nódulo duro, palpável e geralmente indolor; aumento ou diminuição dos testículos; sensação de peso no saco escrotal; dor ou desconforto na região lombar, baixo ventre, virilha, testículos ou no saco escrotal; crescimento da mama ou perda do desejo sexual; crescimento de pêlos faciais e corporais em meninos muito jovens.

Câncer de Pênis

O câncer de pênis está entre os mais raros.

A má higiene íntima, infecção pelo vírus HPV e a não submissão à circuncisão (quando necessária), estão entre as principais causas da doença.

O uso do preservativo durante relações sexuais, higienização do pênis após as relações sexuais e a masturbação; além da higienização diária e correta com água e sabão estão entre os fatores de prevenção!

E, atenção! A cirurgia de fimose na infância também é um fator de prevenção ao câncer de pênis.

Dentre os sintomas mais comuns, estão: feridas ou úlceras persistentes na região; tumoração na glade (cabeça do pênis); secreção branca (esmegma) e aumento anormal do tecido da cabeça do pênis.

*

Realize consultas e busque acompanhamento médico. Não deixe o medo e o preconceito tirarem o seu direito de viver com saúde!

Previna-se!