Dia do Mastologista, da Mamografia e da Santa dos Seios

Dia do Mastologista, da Mamografia e da Santa dos Seios

O dia 5 de fevereiro é uma data importante e cheia de celebrações: Dia do Mastologista, Dia Nacional da Mamografia e o Dia de Santa Ágata, protetora dos seios.

O médico mastologista é o profissional da saúde especializado em enfermidades da mama, sejam elas benignas ou malignas. Esses profissionais atuam diretamente nos processos de estudo, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação em todas as doenças que atingem as mamas.‍

No Brasil, para um médico ter o título de Mastologista, ele precisa estudar os anos obrigatórios de medicina e realizar residência médica em cirurgia geral ou tocoginecologia, o que leva em torno de dois a três anos antes de iniciar a especialização desejada. Após esse período, o profissional precisará ainda realizar mais dois anos de residência em mastologia para então torna-se especialista nesta área.‍

O Dia Nacional da Mamografia foi criado a partir de um projeto da senadora Lúcia Vânia (GO), e instituído oficialmente pela Presidência da República em Junho de 2008, por meio da Lei nº 11.695. Mas, o 5 de fevereiro não foi escolhido aleatoriamente para celebrar o dia do Mastologista ou Dia Nacional da Mamografia. Tudo tem a ver com Santa Ágata, a protetora dos seios.

História de Santa Ágata

Filha de uma nobre família siciliana e muito bonita, Ágata foi pedida em casamento pelo senador romano Quintianus, prefeito da região. Ela recusou-se e ele retaliou, colocando-a em um bordel, de onde ela conseguiu escapar virgem. Quintianus, então, acusou-a de pertencer a seitas fora da lei e ela foi condenada e esticada na roda, açoitada, marcada com ferros em brasa e, finalmente, teve seus seios cortados. Não foram permitidos remédio, nem ataduras nas suas feridas e ela foi jogada num calabouço escuro e sem comida.

Conta a tradição que ela teve uma visão de São Pedro acompanhado de um jovem carregando uma tocha. O jovem aplicou óleos medicinais em seus ferimentos, ficando curada. Quatro dias mais tarde, furioso pela cura milagrosa de Santa Ágata, Quintianus mandou que a rolassem nua, sobre uma cama de carvão em brasa misturado com pedaços de vasos. Santa Ágata acreditava que a morte seria um feliz final para a sua tortura. Os carrascos tinham o cuidado para não deixá-la morrer e carregaram o seu corpo alquebrado de volta a cela, enquanto ela orava pela liberdade. Naquele exato momento, um terremoto sacudiu a prisão e ela veio a falecer. No primeiro aniversário da morte de Ágata, o vulcão do Monte Edna iniciou uma erupção. Os devotos de Santa Ágata tomaram o seu véu e colocando-o na ponta de uma lança subiram a montanha e o fluxo de lava milagrosamente parou. A sua tumba está na Catania, Sicília e o seu véu está num santuário na Catedral de Florença. Várias igrejas são dedicadas a ela.