Julho Verde

Julho é considerado o mês para conscientizar a população da importância do diagnóstico precoce do Câncer de Cabeça e Pescoço. O autocuidado e a atenção aos primeiros sinais e sintomas da doença são fundamentais para a cura e para um tratamento eficaz, com menos sequelas.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA, cerca de 40 mil novos casos de cânceres de cabeça e pescoço são registrados por ano. Tumores que se originam em regiões das vias aéreo-digestivas, como boca, língua, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe e seios paranasais estão na categoria.

O diagnóstico tardio resulta no óbito de cerca de 50% dos casos, sendo uma média de três a cada quatro novos casos, já em estágio avançado da doença. Sinais e sintomas que durem mais de duas semanas são preocupantes e um médico deve ser consultado.

Preste atenção se o seu corpo apresenta: ferida no rosto ou boca que não cicatriza; mancha avermelhada ou esbranquiçada na boca; dentes moles ou dor em torno deles; mudança na voz ou rouquidão; dificuldade ou dor para mastigar ou engolir; caroço no pescoço; irritação ou dor na garganta e mau hálito frequente.

O tratamento do Câncer de Cabeça e Pescoço vai depender do tipo de tumor e somente o diagnóstico, com acompanhamento médico, podem definir a melhor forma. Dentre eles, estão cirurgia, radioterapia, quimioterapia e terapia alvo. Em muitos casos, é necessário a combinação de mais de um deles para uma resposta eficaz.

Dentre os fatores de riscos estão:

– Consumo do tabaco – todos os tipos de cigarros, charutos e cachimbos;

– Álcool;

– Má higiene bucal;

– Infecções virais pelo Papilomavírus Humano (HPV) – transmitido principalmente através das relações sexuais sem uso de preservativos;

– Consumo de bebidas quentes – exemplo das tradicionalmente servidas em temperaturas muito altas, como o chimarrão/mate;

– Exposição excessiva ao sol (câncer de lábios, couro cabeludo);

– Exposição a poeira de madeira, têxtil, pó de níquel, colas, agrotóxicos, amianto, sílica, benzeno, produtos radioativos;

– Infecção pelo vírus de Epstein-Barr (EBV), que pode causar a mononucleose infecciosa – manifestação de vírus transmitida por contato com outras salivas.

Campanha

Em 2021, a Sociedade Brasileira de Cabeça e Pescoço (SBCCP), em parceria com a Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço (ACBG Brasil) realiza a quinta edição do Julho Verde e traz o slogan “O câncer tá na cara, mas às vezes você não vê” para tratar da importância da prevenção, do diagnóstico precoce, tratamento e reabilitação durante todo o mês de julho; sendo o dia 27/07 o Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço.

Cuidados e Pandemia

Pacientes de câncer de laringe traquestomizados – pessoas com o orifício que permite comunicação entre a traqueia e o meio externo, requerem cuidados redobrados com a exposição ao Coronavírus. Devido a vulnerabilidade, são imunocomprometidos e sem proteção que impeça a contaminação direta no pulmão. Busque esclarecimento junto ao médico responsável pelo seu tratamento e proteja-se!