Junho Laranja

A anemia é a redução dos níveis dos glóbulos vermelhos presentes no sangue – hemoglobina, hematócrito e/ou massa eritrocitária. Podendo estar relacionada a condições genéticas ou a causas secundárias, dentre elas: doença renal crônica, alterações no metabolismo do ferro, sangramentos, deficiência de vitaminas e etc.

Já a leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos (leucócitos), que compromete o sistema de defesa do organismo e tem início nas células-tronco da medula óssea. Sua principal característica é o acúmulo de células doentes na medula óssea (responsável pela fabricação das células sanguíneas), que substituem e diminuem as células sanguíneas normais.

Tipos

Existem mais de 12 tipos de leucemia, as mais conhecidas são: Leucemia Mieloide Aguda (LMA), Leucemia Mielóide Crônica (LMC), Leucemia Linfocítica Aguda (LLA) e Leucemia Linfocítica Crônica (LLC).

Leucemia Aguda – Sendo mais comuns em crianças; as células malignas se encontram em fase imatura e se multiplicam rapidamente, causando uma enfermidade agressiva.

Leucemia Crônica – A transformação maligna ocorre nas células-tronco mais maduras. E a doença costuma evoluir mais lentamente, com complicações que podem levar meses ou anos. Esse tipo de leucemia crônica são mais raras em crianças.

As leucemias linfoide, linfocítica ou linfoblástica são mais frequentes em crianças. Já mieloide ou mieloblástica, são mais comuns em adultos.

Curiosidade –  O nome dos quatro tipos de leucemias descreve quão rápido (aguda) ou devagar (crônica) a doença progride e identifica o tipo de glóbulo branco que está envolvido (mieloide ou linfoide). Fonte: Abrale |

Sintomas

Segundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer, os sintomas mais comuns sucedem devido ao acúmulo de células defeituosas na medula óssea, prejudicando ou impedindo a produção de células sanguíneas normais. Já a diminuição dos glóbulos vermelhos gera a anemia e a redução dos glóbulos brancos provoca a baixa da imunidade, fragilizando o sistema imunológico; com a diminuição das plaquetas, os sangramentos.

No geral, os sintomas mais comuns das leucemias agudas são: anemia, fraqueza, cansaço, sangramentos nasais e na gengiva, manchas roxas e vermelhas na pele, febre, sudorese noturna, infecções, dores nos ossos e nas articulações. Porém,  as leucemias crônicas, de evolução lenta, podem ser assintomáticas.

O paciente também pode apresentar gânglios linfáticos inchados (sem dor), na região do pescoço e das axilas; perda de peso sem motivo aparente; desconforto abdominal e, caso a doença afete o Sistema Nervoso Central (SNC), dor de cabeça, náuseas, vômitos, visão dupla e desorientação.

Diagnóstico

Os exames de sangue, com hemograma completo, são capazes de detectar alterações que indiquem leucemia. Além disso, outras análises laboratoriais podem ser realizadas para melhor investigação, como exames de bioquímica e de coagulação. Em outros casos, também, pode haver necessidade de realizar biópsia da medula óssea. O ideal é que um médico “onco-hematologista” acompanhe cada etapa do diagnóstico e do tratamento.

A detecção precoce é importante e possibilita maior chance de tratamento!

Dados

Segundo dados expostos pela Abrale – Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia, pelo menos ⅓ dos pacientes com leucemia demoram um mês para descobrir a doença e, cerca de 7% levam até um ano para a confirmação, revela pesquisa com pacientes de diversos  tipos de leucemia, em 2019.

O tratamento vai depender do tipo de leucemia e do quadro de cada paciente.  Que podem necessitar desde uma quimioterapia a um transplante de medula óssea.