Novembro Azul

Com origem em 2003, na Austrália, a campanha Novembro Azul trata da conscientização para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens – o primeiro é o câncer de pele não-melanoma. Segundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer, a estimativa é que em 2020 tenha 65.840 novos casos. E, de acordo com o Atlas de Mortalidade por Câncer, em 2018 o número de mortes ocasionada por essa doença foi de 15.576.

O que é Próstata?

A próstata é uma glândula pertencente ao sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. Pequeno, mede cerca de 20 gramas e tem formato semelhante a uma castanha. Esse órgão é responsável por parte da produção do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides.

Entre os fatores de risco para o desenvolvimento da doença estão:

– Idade: tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam após os 50 anos;

Casos na família: pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos, levando em consideração fatores genéticos/hereditários, quanto hábitos alimentares e estilo de vida;

Excesso de gordura corporal à Esse fator aumenta o risco de câncer de próstata avançado;

Exposições a aminas aromáticas (comuns nas indústrias químicas, mecânicas e de transformação de alumínio); arsênio (usado como conservante de madeira e como agrotóxico); produtos de petróleo, motor de escape de veículo, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), fuligem e dioxinas. Esses componentes estão relacionados ao câncer de próstata.

Sinais e Sintomas

Silencioso, o câncer de próstata não costuma apresentar sintomas em sua fase inicial, daí, também, a importância da prevenção e de realizar exames anualmente. Já na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Diagnóstico

O diagnóstico precoce possibilita melhores resultados no tratamento e pode ser identificado através de dois exames:

Dosagem de PSA (exame de sangue que avalia a quantidade do antígeno prostático específico);

Toque retal à Rápido e indolor, o exame permite ao médico palpar a próstata para avaliar se há nódulos ou tecidos endurecidos. O toque é feito com o dedo protegido por luva lubrificada.

O tratamento vai depender do estágio da doença. Se localizada, tendo atingido somente a próstata, cirurgia, radioterapia e observação são os métodos sugeridos. Já em estágio localmente avançado, radioterapia ou cirurgia, em combinação com tratamento hormonal. Em caso de metástase, o mais indicado é o tratamento hormonal.

Mas, atenção! O tratamento é de forma individual, cabendo ao médico e ao paciente decidirem pelo melhor caminho.

Realize consultas e busque acompanhamento médico. Não deixe o medo e o preconceito tirarem o seu direito de viver com saúde!

Previna-se!