Saúde bucal e câncer

Um dos maiores desafios no combate ao câncer de boca é a desinformação, o que leva ao diagnóstico tardio da enfermidade.

O câncer de boca, também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral,  é um tumor maligno e atinge gengivas, bochechas, palato e língua. Dentre os maiores fatores de risco estão: tabagismo, etilismo – cerca de 80% dos casos, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer) e infecção pelo HPV. A má higiene bucal e a desnutrição também estão entre os fatores.

O diagnóstico precoce é fundamental para um bom tratamento e a cura da doença, chegando a 95%. Contudo, o estágio inicial desse tipo de câncer é silencioso e não apresenta sintomas.

Quando o paciente ‘aponta’ alguma dor ou sintomatologia, como dificuldade para mover a língua, por exemplo, já está em estágios avançados da doença, e a sobrevida pode cair para menos de 50% em 5 anos, de acordo com o INCA.

Fique atento a sua saúde!

Os sintomas podem ser desde um nódulo a uma ferida não cicatrizada. Dor de garganta persistente, dificuldade de engolir e alterações na voz ou rouquidão frequente sem motivos são sinais de alerta. Se persistirem por mais de 20 dias, consulte um médico.

Em casos avançados, pode surgir dificuldade de mastigar, e na fala; sensação que não passa de que há algo preso na garganta e dificuldade para movimentar a língua.

Previna-se!

Tenha hábitos saudáveis:

• Higienize sua boca, bochechas, língua e garganta com frequência;
  • Evite o tabagismo (O fumante tem  cinco vezes mais chance de desenvolver câncer de cabeça e pescoço);
  • Evite consumo de álcool (Esse hábito, em conjunto ao fumo, eleva para 10 vezes a chance de desenvolver esse tipo de câncer).

Para pacientes oncológicos

Os cuidados com a higiene bucal são importantes para todos os pacientes oncológicos. Um dos principais fatores é que o tratamento oncológico, seja ele com radioterapia ou quimioterapia baixam a imunidade do paciente, o que gera riscos de infecção podendo levar ao agravamento desse quadro. E o próprio tratamento oncológico, por ser muito forte, pode ocasionar feridas na cavidade oral.

Mantenha sua higiene bucal e visite o médico regularmente!