Setembro Verde

Setembro Verde

Segundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer, o câncer de intestino é o terceiro tipo de câncer que mais mata no país. Também conhecido como câncer de cólon e reto ou colorretal, abrange tumores que têm início na parte do intestino grosso.

Esses tumores podem ser diagnosticados precocemente, possibilitando tratamento e cura. Sua detecção precoce se dá através de exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos ou radiológicos – em pessoas com sinais ou sintomas. Já para pacientes que não apresentam sinais ou sintomas, mas pertencem a grupos de risco, sugere-se o rastreamento, que pode ser realizado de duas formas: exame de sangue, para avaliar a presença de sangue nas fezes e endoscopia (colonoscopia ou retossigmoidoscopia).

Fatores de risco

Diretamente ligado aos hábitos alimentares e ao estilo de vida, pessoas com dieta pobre em fibras e rica em gorduras, embutidos e carne vermelha, além de sedentárias, estão mais propensas a desenvolver câncer de intestino.  O consumo excessivo de carne processada (salsicha, mortadela, linguiça, presunto, bacon, blanquet de peru, peito de peru, salame etc), aliada ao consumo exagerado de carne vermelha, aumentam os riscos para esse câncer. 

Prefira:

– Consumir fibras, verduras, frutas e legumes;

– Realizar atividades físicas.

Evite:

– Fumar;

– Ingerir bebidas alcoólicas;

– Sedentarismo.

Fique atento se você tem histórico familiar e idade acima dos 50 anos. E/ou doenças como: Retocolite Ulcerativa Crônica e Doença de Crohn; Polipose Adenomatosa Familiar (FAP), Câncer Colorretal Hereditário Sem Polipose (HNPCC).

Sintomas 

  • Sangue nas fezes;
  • alteração e alternação no hábito intestinal (diarreia e prisão de ventre);
  • dor ou desconforto abdominal;
  • fraqueza e anemia;
  • perda de peso sem causa aparente;
  • fezes muito finas e compridas;
  • massa abdominal.

Esses sinais e sintomas também podem estar associados a outros problemas de saúde que, não necessariamente, o câncer de intestino. Ao apresentar qualquer um desses sintomas de forma persistente, marque uma consulta com o seu médico e realize exames!

Como descobrir sem sintomas?

Pessoas que possuam fatores de risco e não apresentem quaisquer sinais ou sintomas é recomendado realizar consultas e exames de sangue anualmente para prevenção ou diagnóstico precoce.

Tratamento

Tratável e curável quando diagnosticado precocemente, o tratamento do câncer de intestino vai depender do tamanho, da localização e extensão do tumor. Já em estágios avançados, com metástase para o fígado, pulmão ou outro órgão, as chances de cura são mais remotas.

Dentre os tipos de tratamento estão: cirurgia (retirada de parte do intestino afetada e dos gânglios linfáticos); radioterapia, associada ou não, à quimioterapia.

É importante lembrar que um bom tratamento é multidisciplinar, e o acompanhamento médico com monitoramento evita recidivas!