Verão e câncer de pele

O verão chegou e os cuidados com a pele precisam ser redobrados! A cada ano, o Instituto Nacional do Câncer – INCA registra cerca de 185 mil novos casos de câncer de pele, o que corresponde a 33% de todos os diagnósticos dessa doença. Sendo, os mais comuns e com alta incidência – porém menos graves, os carcinomas basocelular e carcinoma espinocelular. Já os melanomas são menos frequentes, mais graves e aumentam o risco de metástase.

Entre os grupos de maior risco estão: pessoas com histórico familiar da doença, pele e olhos claros, cabelos loiros ou ruivos, albinas e que se expõem muito ao sol e a agentes químicos.

Fique atento aos sinais!

O câncer de pele pode se assemelhar a sinais (pintas), eczemas ou outras lesões de aparência benigna. Somente um exame clínico feito por um médico especializado ou biópsia podem diagnosticar corretamente a enfermidade e designar o melhor tratamento.

– Lesão de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente;

– Pinta preta ou castanha que muda de cor, textura e torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;

– Mancha ou ferida que não cicatriza, tem crescimento constante e apresenta coceira, crostas, erosões ou sangramento são alertas de que você precisa consultar um médico.

Previna-se!

Os seus hábitos de vida podem auxiliar a escapar de um diagnóstico de câncer de pele: (Os raios solares também causam envelhecimento precoce da pele)

– Tenha cautela com os horários de exposição solar, evite o sol entre 10h e 16h;

– Evite bronzeamento artificial;

– Use protetor solar e reaplique a cada duas horas;

– Utilize acessórios de proteção como: chapéu, boné, roupas compridas ou de trama fechada;

– Beba muita água e mantenha a hidratação da pele em dia.

Lembre-se! Curtir o verão com responsabilidade é a melhor solução! E o diagnóstico precoce é um grande aliado da cura!

Qualquer alteração suspeita na pele, procure um médico de sua confiança!