Acolhimento Oncológico

Acolhimento Oncológico

Buscar por qualidade de vida, saúde emocional e física é um desafio constante. E, é na hora de receber os resultados dos exames, ao qual a resposta não é a esperada, que a dor e o medo podem tomar de conta. Pensando no bem-estar, no equilíbrio do paciente e nos melhores resultados de tratamento, a Clínica de Oncologia e Mastologia de Natal conta com o Acolhimento Oncológico. Uma equipe multiprofissional sempre a postos para auxiliar da melhor maneira o atendimento ao paciente que recebe diagnóstico de câncer.

O oncologista, Dr. Alison Wagner Barroso, comenta que a primeira consulta, ao ser diagnosticado, é um momento delicado. “Perante o nervosismo, tanto do paciente quanto dos familiares, algumas informações podem ser difíceis de absorver, gerando incertezas, e nossa equipe visa tirar dúvidas junto ao psicólogo e ao nutricionista para facilitar também o início do tratamento. Então, nesse ponto, a gente já consegue vencer três aspectos: entender a doença, cuidar do emocional e orientar sobre a nutrição”.

A psicóloga Rafaella Gimenez explica que o acolhimento é desde o momento do diagnóstico. “Antes de iniciar as sessões de quimioterapia, por exemplo, o paciente já passa pelo atendimento conjunto, que se dá com uma equipe de oncologista, psicólogo e nutricionista. O que gera mais confiança e menos ansiedade, pois existem muitos mitos em torno da doença, e esclarecer o paciente de todo o procedimento é importante para auxiliar no tratamento”.

E, para a nutricionista Renata Tavares, manter um cronograma nutricional faz toda a diferença na resposta do tratamento. “Uma alimentação saudável e balanceada é fundamental, inclusive para o manejo dos sintomas que o paciente venha a ter no decorrer das sessões. E, no acolhimento, tenho a oportunidade de conversar com o paciente e mostrar como a nutrição e a mudança de hábitos tem impacto positivo no tratamento”, enfatiza Renata.

Os profissionais da saúde acrescentam que entre os pacientes há os que requerem maior atenção nutricional, enquanto outros, de auxílio psicológico, e esse trabalho conjunto proporciona abraçar cada um dentro de suas necessidades. Rafaela adiciona “Nós entendemos que o tratamento oncológico é em conjunto. Ninguém está sozinho”.

*Na foto, a psicóloga Rafaella Gimenez, o médico oncologista Dr. Alison Wagner e a nutricionista Renata Tavares.