Conheça as doenças mais comuns da tireoide e esteja em dia com a sua saúde

Em formato de uma pequena borboleta, a glândula tireoide está localizada no pescoço, abaixo da laringe e pesa entre 15 a 25 gramas. Ela é responsável por produzir hormônios que regulam o metabolismo do corpo, como o T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina), garantindo, assim, o equilíbrio do organismo.

Dentre as doenças mais comuns da tireoide estão:

– Hipertireoidismo, causado pela redução da produção de hormônios; e os principais sintomas são agitação, nervosismo, dificuldade de concentração e emagrecimento sem causa aparente.

– Hipotireoidismo, gerado pelo excesso da produção de hormônios da tireoide. Entre os sintomas estão cansaço, perda de memória, facilidade para engordar, pele seca e fria, ciclo menstrual irregular e queda de cabelo.

Tireoidite, que é a inflamação da tireoide e pode acontecer por diversos motivos, aos quais incluem infecções virais, autoimunidade, ou intoxicação por remédio. Como sintomas, dor na tireoide, dificuldade para engolir, febre ou calafrios.

– Bócio é o aumento do tamanho da tireoide, podendo ser ocasionado por falta de iodo, inflamação da tireoide por doenças autoimunes ou pela formação de nódulos, o que pode provocar sensação de aperto na garganta, dificuldade de engolir, rouquidão, tosse e, em casos mais graves, dificuldade para respirar.

Nódulos na tireoide; a maioria dos nódulos da tireoide são benignos, aparecendo em forma de caroço na parte anterior do pescoço e indolor.

– Câncer de tireoide; entre as doenças mais graves que atingem a tireoide, o câncer é o tumor maligno que, quando descoberto, deve ser realizado uma série de exames e iniciado o tratamento o quanto antes. Segundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer, essa enfermidade atinge mais mulheres do que homens, e pela estimativa brasileira de 2018, é o quinto tumor mais frequente em mulheres nas regiões Sudeste e Nordeste (sem considerar o câncer de pele não-melanoma).

A causa exata do câncer de tireoide não é conhecida, mas alguns fatores de risco podem ser levados em consideração, como: tratamentos com radiação para cabeça, pescoço ou tórax; histórico familiar; nódulo grande ou de rápido crescimento e idade superior a 40 anos.

Fique atento na persistência de alguns dos seguintes sintomas: desconforto na garganta e pescoço, dificuldade de concentração, queda de cabelo, pele ressecada, aumento ou perda de peso sem causa aparente, sonolência, dores musculares, prisão de ventre, alteração de humor, palpitação, pressão alta, alteração no ciclo menstrual e fraqueza muscular.

Não fique na dúvida, não se automedique e nem se autodiagnostique! Procure um médico de sua confiança e realize exames de rotina.