Dia Mundial do Câncer

Dia Mundial do Câncer

04 de fevereiro – Dia Mundial do Câncer. Uma data para reforçar a conscientização e a educação mundial sobre a doença. Organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial (OMS), a campanha traz discussões importantes de alerta à sociedade.

Segundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer, o termo (câncer) abrange mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas que têm em comum o crescimento desordenado de células que podem invadir tecidos adjacentes ou órgãos mais distantes. O tipo de célula afetada, a velocidade de multiplicação e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes – conhecida como metástase – são características que diferenciam os diversos tipos de câncer.

A enfermidade pode surgir em qualquer parte do corpo, porém, alguns órgãos são mais afetados do que outros, sendo eles acometidos por tipos diferentes de tumor, mais agressivos ou não.

No Brasil, conforme dados do INCA, em 2020 o câncer com maior incidência – depois do câncer de pele não melanoma (177 mil novos casos), com localização primária, no homem, foi o câncer de próstata, sendo 65.840 novos casos, o equivalente a 29,2% dos casos de câncer em homens nesse período. Já nas mulheres, é o câncer de mama, sendo 66.280 novos casos, o que corresponde a 29,7% dos cânceres, seguido por câncer de cólon e reto (20.470 novos casos em mulheres e 20.540 em homens).

Em publicação “Estimativas 2020 – Incidência de Câncer no Brasil” consta que, no país, a estimativa é de 625 mil novos casos a cada ano do triênio 2020-2022, tendo a obesidade entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento de 11 dos 19 tipos mais frequentes na população. Fumar, consumir bebidas alcoólicas, ser sedentário e manter uma dieta pobre em vegetais também aumentam os riscos de 10 tipos de doenças.

O câncer é a segunda maior causa de mortes por doença de brasileiros, em primeiro, estão as mortes cardiovasculares.

Prevenir, diagnosticar e controlar!

Mantenha seus exames e sua saúde em dia! Marque consulta com seu médico de confiança.