Paciente oncológico, o tratamento não pode parar!

Paciente oncológico, o tratamento não pode parar!

A Clínica de Oncologia e Mastologia de Natal está funcionando e tomando todas as devidas precauções para garantir o maior cuidado a todos os funcionários e pacientes.

Os pacientes oncológicos necessitam redobrar as atenções em tempos de pandemia, ocasionada pelo coronavírus (COVID-19), pois devido aos tratamentos aos quais são submetidos (quimioterapia, radioterapia, cortisona, transfusões de sangue) a imunidade é reduzida, deixando-os mais suscetíveis a desenvolverem a forma mais grave da covid-19, assim como pessoas do grupo de risco, idosos, com problemas de pressão alta, problemas cardíacos, diabéticos e asmáticos. Entre os pacientes com câncer, que carecem de mais cautela, estão os de neoplasias hematológicas, como leucemia, linfomas e mieloma múltiplo; os que passaram por transplante de medula óssea e os com tratamento quimioterápico.

A continuidade do tratamento é vital em casos que precisam de hemodiálise, procedimentos de filtragem do sangue para retirar toxinas e excesso de água no organismo, por exemplo. Mas, todos os casos de câncer requerem atenção e acompanhamento médico regular.

No surgimento de qualquer dúvida, consulte o seu médico oncologista!

Cuidados básicos necessários durante a pandemia do COVID-19:

– Evite ficar em locais muito fechados da sua casa;

– Evite visitas;

– Respeite o horário marcado do seu tratamento oncológico e vá com apenas 1 acompanhante para a clínica;

– Não saia sem máscara;

– Não cumprimente com apertos de mãos, beijos ou abraços. Mesmo que sejam os médicos e profissionais da saúde.