Pacientes oncológicos e coronavírus

Pacientes oncológicos e coronavírus

O paciente oncológico necessita redobrar os cuidados em tempos de pandemia ocasionado pelo coronavírus (COVID-19). Com imunidade reduzida devido os tratamentos (quimioterapia, radioterapia, cortisona, transfusões de sangue), a suscetibilidade é ainda maior de desenvolver a forma mais grave da doença, estando, assim, no grupo de risco, como as pessoas idosas, com problemas de pressão alta, problemas cardíacos, diabéticos e asmáticos.  Entre os pacientes com câncer, de maior risco, estão os de neoplasias hematológicas, como leucemia, linfomas e mieloma múltiplo; os que passaram por transplante de medula óssea e os com tratamento quimioterápico.

Os sinais do COVID-19 são principalmente respiratórios, além de causar infecções, como a pneumonia. Ela pode ser transmitida para uma pessoa saudável por outra infectada pelo vírus, através de gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo – de cerca de 1 metro – toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com boca, nariz ou olhos.

As recomendações de prevenção da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde aos pacientes são as mesmas, porém com cuidados redobrados para evitar quaisquer contágios.

1 – Lave as mãos frequentemente, com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Esfregue bem a palma e as unhas… ou higienize com álcool em gel 70%;

2– Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos;

3– Evite beijo, abraço e aperto de mão. Neste momento de pandemia, faz-se necessário readaptar hábitos;

4 – Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos. Limpe e desinfete objetos e superfícies tocados com frequência.

5– Evite tocar o rosto… ao tocar, lave as mãos;

6 – Evite visitar idosos acima de 60 anos, eles também estão vulneráveis e precisam de cuidados. E evite receber visitas. O momento pede cautela. E visitas hospitalares devem se restringir àquelas estritamente necessárias;

7 – Evite aglomerações ou lugares fechados; Pacientes que vão a um centro de tratamento oncológico devem ir acompanhados por apenas uma pessoa e que não apresente nenhum sintoma de gripe;

8 – Evite sair de casa;

9 – No caso de sintomas como febre alta, tosse, cansaço, dores no corpo ou falta de ar, procure atendimento médico para avaliação;

10 – Manter alimentação saudável é importante para todas as doenças.

Ah! E evite o pânico e as Fakes News! Busque fontes confiáveis de informação.

O uso de máscaras médicas é recomendado pela OMS para pessoas que apresentam sintomas, como tosse ou espirro, e para quem cuida de pacientes com sintomas, além de profissionais de saúde. Quem não tem sintomas respiratórios não precisa usar máscara.

Atenção! Caso algum paciente oncológico contraia o coronavírus, deve comunicar imediatamente ao médico que esteja acompanhando o tratamento de câncer.